MSF afirma que epidemia de ebola na África Ocidental está fora de controle

  • Por Agencia EFE
  • 23/06/2014 13h33

Genebra, 23 jun (EFE).- A epidemia de ebola em Guiné, Serra Leoa e Libéria está “fora de controle”, por isso que é necessário um desbobramento em massa de recursos, advertiu nesta segunda-feira a ONG Médicos Sem Fronteira (MSF).

Em comunicado, a MSF lembra que foram identificados pacientes em mais de 60 lugares do três países infectados, o que fica muito difícil de localizar, identificar e tratar os pacientes em áreas a deter o surto.

“A epidemia está fora de controle. Com a aparição de novos focos na Guiné, Serra Leoa e Libéria, existe um risco real que o surto se expanda a outras áreas”, afirmou citado em comunicado o doutor Bart Janssens, da MSF.

Já a ONG afirma que atualmente é a única organização que está tratando os pacientes de um vírus “que pode matar até 90% dos infectados”.

Segundo a MSF, foram tratados 470 pacientes, 215 dos quais casos confirmados de ebola, “mas estamos tendo problemas para responder a um número crescente de demandas”.

“Alcançamos nosso limite. Apesar dos recursos humanos e da equipe desdobrada pela MSF nos três países, não podemos enviar nossas equipes a novos lugares”, advertiu Janssens.

O comunicado destaca que o atual surto de ebola não tem precedentes a respeito da distribuição regional, às pessoas infectadas e ao número de mortes.

Até agora foram registradas 350 mortes por conta do vírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A OMS, os países afetados e os países vizinhos devem apresentar os recursos necessários, em particular pessoal médico, e estabelecer campanhas de sensibilização. O ebola já não é um tema de saúde público limitado à Guiné, mas afeta toda a região”.

A OMS organizou um encontro de alto nível no começo de julho para debater sobre a epidemia e as ações urgentes que devem ser implementadas para freá-la. A reunião vai acontecer em Acra, capital de Gana, e a ela serão convidados todos os ministros de Saúde da região.

Por enquanto, a OMS afirma que está oferecendo toda a ajuda técnica necessária aos ministros de Saúde dos três países afetados para evitar a propagação da epidemia.

O comunicado da OMS especifica que foi realizado um encontro de alto nível com os três governos para reforçar “a coordenação e a informação”.

Esta é a primeira vez que se identifica e se confirma uma epidemia de ebola em África Ocidental, pois até agora sempre se tinham produzido na África Central. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.