Após eleição na Argentina, Comissão Europeia diz que acordo UE-Mercosul deve sair rápido
A Comissão Europeia afirmou, nesta segunda-feira (28), que mantém a confiança de que o acordo alcançado entre União Europeia (UE) e Mercosul será ratificado e entrará em vigor rapidamente, apesar da mudança no governo argentino após as eleições deste domingo (27).
“Temos um acordo com o Mercosul e estamos trabalhando para a sua rápida ratificação e entrada em vigor, portanto nada mudou nessa frente”, disse a porta-voz-chefe da Comissão Europeia, Mina Andreeva, na entrevista coletiva diária da instituição.
Ao ser perguntada se acredita que a vitória de Alberto Fernández nas eleições presidenciais da Argentina pode causar um adiamento na aplicação do acordo, a representante do órgão se recusou a fazer especulações. “O nosso interlocutor é sempre o chefe de Estado ou de governo, então esse seria o presidente. Obviamente, não vou especular sobre nenhuma possível implicação que possa haver ou não”, acrescentou.
Após 20 anos de negociações, UE e Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) fecharam em junho um amplo acordo de associação que inclui um tratado de livre-comércio.
Por outro lado, o pacto enfrenta a obstáculos na ratificação parlamentar, já que agricultores de países europeus como França e Áustria expressaram incômodo com os termos. Eles temem que a produção nacional seja afetada pelas novas condições de entrada na UE de mercadorias como a carne bovina procedente do Mercosul.
*Com informações da Agência EFE
Assuntos
continue lendo
Futebol Internacional
Adiós: veja os números de Messi pela Argentina antes da despedida da seleção
Craque faz sua ultima partida pela Albiceleste nesta terça-feira (6)
- Israel ataca Gaza no aniversário do 7 de Outubro e mata três pessoas AFP · há 6 horas
- Nobel de Química premia descoberta que explica por que moléculas têm ‘lado único’ AFP · há 9 horas
- Rubio afirma que Irã perdeu controle de Ormuz e minimiza poder de Teerã Jovem Pan · há 11 horas
- Mulher que sobreviveu a execução fracassada nos EUA está ‘consciente e falando’, dizem advogados AFP · há 21 horas