Parlamento da Áustria veta acordo comercial Mercosul-UE

  • Por Jovem Pan
  • 19/09/2019 10h57
Pixabay Acordo precisa ser aprovado pelo Conselho e Parlamento europeus, além dos países membros

O Parlamento da Áustria aprovou, nesta quarta-feira (18), uma moção que obriga o governo do país a vetar, no Conselho europeu, o acordo de livre-comércio entre União Europeia (UE) e Mercosul. A proposta teve o apoio de todos os partidos, com a exceção do liberal Neos, que apoia o acordo, embora reivindique algumas modificações.

Em nota, o partido social-democrata SPÖ, um dos que promoveram a moção, classificou o veto ao acordo como “um grande triunfo para os consumidores, o meio ambiente, a proteção dos animais e os direitos humanos”.

O partido conservador ÖVP, atualmente o de maior peso no parlamento, apoiou surpreendentemente o veto. E o ultranacionalista FPÖ, por meio de comunicado, disse que o acordo “já é passado” e que a Áustria não pode se ajoelhar diante dos interesses da indústria.

A Áustria realizará, no próximo dia 29, eleições gerais antecipadas, que vão definir o novo governo e a nova composição do parlamento. Desde junho, o país é comandado interinamente por um gabinete de especialistas.após uma crise política que acabou com a coalizão entre conservadores e ultranacionalistas.

O novo governo será obrigado a aplicar este veto no Conselho europeu, onde estão representados todos os integrantes da UE. É esse Conselho que precisa ratificar o acordo, junto com o parlamento europeu e os países membros, para que ele passe a valer.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.