Autor jurado de morte pelo Irã desde 1980 é esfaqueado em Nova York durante palestra

Salman Rushdie estava sendo apresentado ao público quando um homem invadiu o palco e começou as agressões

  • Por Jovem Pan
  • 12/08/2022 13h11 - Atualizado em 12/08/2022 18h50
Reprodução/Site/AssociatedPress Salman Rushdie atacado em Nova York Salman Rushdie está jurado de morte pelo Irã desde 1980 por causa de suas escritas

Salman Rushdie, um escritor que desde 1980 está jurado de morte pelo Irã, foi esfaqueado no pescoço nesta sexta-feira, 12, durante um evento em Nova York, nos Estados Unidos, informou a agência de notícia Associated Press (AP). Ele estava prestes a começar a palestra que havia sido prevista para acontecer hoje quando um homem invadiu o palco da Chautauqua Institution e começou aplicar golpes no autor. Segundo o repórter da AP, o agressor esfaqueou Rushdie cerca de 15 vezes. O ataque foi confirmado pelas autoridades locais. “A polícia estadual está investigando um ataque ao autor Salman Rushdie antes de uma palestra na Chautauqua Institution em Chautauqua, NY”, disseram. Segundo eles, o britânico de origem muçulmana sofreu “uma aparente facada no pescoço e foi transportado de helicóptero para um hospital da região”.

De acordo com o agente do escritor, Andrew Wylie, Rushdie passou por uma cirurgia, mas não deu mais detalhes. O agressor, que não teve a identidade revelada, foi contido e, segundo as autoridades, levado sob custódia. Não foi informado o motivo da agressão. Além do escritor, o moderador da palestra, Henry Reese, também foi atingido e sofreu um pequeno ferimento na cabeça, informou a polícia. As pessoas que estavam no local e presenciaram a invasão foram evacuadas do local. Rushdie tem 75 anos e é jurado de morte pelo Irã desde 1980 por causa de seus escritos. Seu livro “The Satanic Verses” (“Versos Satânicos”) está proibido na região, pois muitos muçulmanos o consideram uma blasfêmia. Uma recompensa de US$ 3 milhões foi oferecida para matá-lo. Em 2012 a quantia aumentou e passou a ser de US$ 3,3 milhões.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.