Autoridades apreendem 332kg de cocaína na Espanha procedente do Brasil

  • Por Agência EFE
  • 18/12/2017 12h01
Wikimedia Commons As autoridades do porto de Algeciras (foto) foram alertadas para o controle assim que fizesse escala na Espanha

As autoridades espanholas apreenderam no porto de Algeciras (sul) 332 quilos de cocaína escondidos em uma carga de açúcar procedente de Santos, informou nesta segunda-feira a Agência Tributária em nota.

A mercadoria estava na Espanha e tinha como destino Monróvia, capital da Libéria.

A Agência Tributária, a Polícia e a Guarda Civil espanholas iniciaram a operação depois de serem avisadas, no marco da colaboração alfandegária internacional, da possibilidade de um dos containers de açúcar estar “contaminado” com uma quantidade indeterminada de entorpecente.

A informação baseava-se em uma imagem de scanner, analisada depois do embarque dos containers no navio e de sua partida do Brasil.

As autoridades do porto de Algeciras foram alertadas para o controle assim que fizesse escala na Espanha.

A colaboração permitiu encontrar em um dos containers 12 sacos esportivos com a droga, escondida em um espaço entre sacos de açúcar, que era a carga legal declarada.

Este é um novo caso detectado na Espanha do sistema conhecido como “rip-off”, consistente em introduzir a droga em um container de carga legal de uma companhia que não levante suspeitas dos controles alfandegários.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.