Boris Johnson: ‘Tenho sido contido em declarações sobre o Brexit’

  • Por Jovem Pan
  • 29/09/2019 10h25 - Atualizado em 29/09/2019 11h31
EFE/Andy Rain Johnson admitiu o forte clima de tensão enquanto os legisladores discutiam a possibilidade de a Grã-Bretanha deixar o bloco em 31 de outubro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pediu calma no debate em torno do Brexit — a saída do Reino Unido da União Europeia, apesar dos ânimos inflamados em relação às suas recentes declarações. Em entrevista à BBC neste domingo (29), ele avaliou que sua linguagem tem sido “contida” e “modelo” nas discussões sobre o assunto.

Johnson admitiu o forte clima de tensão enquanto os legisladores discutiam a possibilidade de a Grã-Bretanha deixar o bloco europeu em 31 de outubro, mas defendeu o uso de expressões como “ato de rendição” para descrever a “Lei Benn” — provada pela oposição pouco antes de a atividade legislativa ser suspensa no início de setembro.

Essa lei obriga o primeiro-ministro a escrever para a UE pedindo a extensão do Artigo 50 — que determina as regras de separação de um membro do bloco — se nenhum acordo sobre o Brexit for aprovado pelo congresso até 19 de outubro. A intenção era a de amarrar Johnson, evitando um rompimento mais drástico com a UE e coagindo o premiê a necessariamente mudar pela terceira vez a data para entrada em vigor da separação, agora para 31 de janeiro.

O primeiro-ministro avaliou ainda que “o melhor para o país e para a saúde psicológica da população” seria finalmente realizar o divórcio da UE.

Johnson comparece neste domingo à conferência do Partido Conservador em Manchester.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.