Bukele critica Maduro por investigação da Procuradoria venezuelana contra ele

O procurador Tarek William Saab anunciou na segunda-feira a ação contra o presidente e outras autoridades salvadorenhas, a quem ele acusou de cometer crimes contra a humanidade

  • Por Jovem Pan
  • 22/07/2025 16h07
  • BlueSky
MARVIN RECINOS / AFP Nayib Bukele Segundo Saab, os imigrantes enviados pelos para a mega prisão para membros de gangues em El Salvador sofreram abusos sexuais

O presidente salvadorenho, Nayib Bukele, criticou duramente o governo do venezuelano Nicolás Maduro na segunda-feira (21), depois que a Procuradoria-Geral da Venezuela abriu uma investigação contra Bukele por supostos abusos contra imigrantes venezuelanos deportados por Washington e mantidos em uma prisão salvadorenha. Na sexta-feira, 252 imigrantes venezuelanos foram repatriados como parte de uma troca de prisioneiros entre Washington e Caracas, que, em troca, libertou dez cidadãos e residentes americanos detidos na Venezuela e aproximadamente 80 presos políticos. O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, anunciou na segunda-feira uma investigação contra Bukele e outras autoridades salvadorenhas, a quem ele acusou de cometer crimes contra a humanidade por supostos abusos contra imigrantes que ficaram presos por quase quatro meses em El Salvador.

“O regime de Maduro ficou satisfeito com o acordo de troca; por isso o aceitou”, afirmou Bukele nas redes sociais.vEle acrescentou que as autoridades venezuelanas “agora estão gritando e ficando com raiva, não porque discordam do acordo, mas porque acabaram de perceber que não estão mais mantendo reféns do país mais poderoso do mundo (os Estados Unidos)”.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo Saab, os imigrantes venezuelanos enviados pelos Estados Unidos para a mega prisão para membros de gangues em El Salvador sofreram abusos sexuais, espancamentos diários, entrega de comida estragada e “torturas”. Após prestarem depoimento às autoridades venezuelanas, os imigrantes começarão a se reunir com suas famílias, segundo o procurador. Desde sua chegada, passaram por exames de saúde e receberam novos documentos de identidade.

*Com informações da AFP
Publicado por Fernando Dias

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.