Câmara dos EUA veta decreto de emergência que Trump editou para construir muro na fronteira

  • Por Jovem Pan
  • 26/02/2019 21h48
EFE Se o Senado também votar por derrubar o decreto, Trump ainda poderá usar poder de veto

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou nesta terça-feira (26) para impedir o direcionamento de fundos federais para a construção de um muro na fronteira com o México. O presidente Donald Trump havia editado um decreto de emergência nacional na fronteira sul para possibilitar a transferência de recursos para a obra.

Depois da Câmara, o Senado caminha para também derrubar a medida nas próximas semanas – ainda sem data exata definida -, o que poderia levar Trump a usar poder de veto pela primeira vez desde a eleição, o que já indicou que deve fazer. O veto foi aprovado na Câmara por 245 votos a 182, com o apoio de alguns republicanos.

O presidente dos EUA decretou emergência nacional após o Congresso passar lei orçamentária com US$ 1,38 bilhão para 88 quilômetros de barreiras, bem menos que os US$ 5,7 bilhões exigidos por Trump. Insatisfeito, ele disse que conseguiria a diferença redirecionando gastos dos militares, com argumento de que é preciso reforçar a fronteira.

Caso o Senado derrube o decreto e Trump use o poder de veto, os congressistas precisariam de uma super maioria em cada uma das Casas para vetar novamente a medida. Isso exigiria 289 votos na Câmara, onde há 235 deputados do Partido Democrata. No Senado, exigiria 67 votos, mas ali o governista Partido Republicano detém maioria de 53 a 47.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.