Centros de vacinação em províncias sírias são reabertos com ajuda da OMS

  • Por EFE
  • 25/08/2017 11h54 - Atualizado em 25/08/2017 12h34
vacina - febre amarela Agência Brasil Nestes centros, as crianças poderão receber vacinas contra tuberculose, sarampo, rubéola, pólio, hepatite B, difteria e tétano

Trinta e cinco centros de vacinação reabriram nas províncias de Idlib e Hama, no noroeste da Síria, que estão em parte sob controle de grupos armados rebeldes, disse nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), que colaborou para a volta do funcionamento dos estabelecimentos.

Nestes centros, as crianças poderão receber vacinas contra tuberculose, sarampo, rubéola, pólio, hepatite B, difteria e tétano.

Desde que começou a guerra civil na Síria, em 2011, os pais não tiveram aonde levar seus filhos para vacinar, as vacinas ficaram escassas e os hospitais não podiam garantir este serviço, uma situação que a OMS tentou remediar, em colaboração com o Unicef, lançando campanhas curtas de vacinação.

Surtos recentes de sarampo e tuberculose na Síria colocaram em evidência a baixa cobertura de imunização entre as crianças após seis anos de conflito, segundo o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier.

Antes da guerra, a Síria exibia uma taxa de vacinação de 95%, mas atualmente não existem registros que mostrem dados confiáveis sobre a situação real, comentou Lindmeier.

“As carteiras de vacinação foram perdidas em muitos casos porque as pessoas tiveram que fugir, assim é difícil ter números de quantas crianças podem ter morrido por baixa imunização”, concluiu o porta-voz da OMS.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.