Cerca de mil afetados pelo vulcão de La Palma são autorizados a voltar para casa

Técnicos revisaram as áreas ao norte da ilha e liberaram as casas de parte dos moradores; 564 pessoas ainda seguem hospedadas em hotéis e 40 em centros sociais e de saúde

  • Por Jovem Pan
  • 02/01/2022 18h34
EFE/MIGUEL CALERO vulcão cumbre vieja em erupção Atividades no vulcão Cumbre Vieja terminaram em 25 de dezembro

Cerca de mil habitantes da ilha espanhola de La Palma que tiveram que ser evacuados devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja poderão voltar para suas casas a partir da segunda-feira, 3, após ser comprovado que a região voltou a apresentar todas as condições de segurança. Técnicos do Plano de Prevenção de Riscos Vulcânicos das Ilhas Canárias (Pevolca) certificaram a segurança de várias áreas no norte da ilha quando a erupção vulcânica terminou, no dia 25 de dezembro. Mesmo assim, os especialistas avisaram os residentes dessas áreas que, uma vez nas suas casas, não devem acessar espaços como garagens e armazéns sem uma medição prévia do gás. Também recomendaram que as pessoas voltem acompanhadas para suas residências e que as casas sejam ventiladas durante pelo menos 15 minutos antes de a eletricidade ser ligada.

Em caso de tonturas, falta de ar, fraqueza ou náuseas, os técnicos aconselham as pessoas a abandonarem a casa e chamarem os serviços de emergência. Estas serão as primeiras mil pessoas a poderem voltar às suas casas desde o fim da erupção. Ainda há 564 pessoas hospedadas em hotéis e 40 em centros sociais e de saúde na ilha. A erupção do Cumbre Vieja terminou no Natal, após 85 dias de atividade, durante os quais expeliu toneladas de lava que invadiram milhares de hectares e forçaram a evacuação de mais de 2.000 pessoas.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.