Colômbia confirma 1º caso de coronavírus no país

  • Por Jovem Pan
  • 06/03/2020 18h53
RÔMULO MAGALHÃES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO uso de mascaras Após a confirmação o governo pediu às autoridades regionais e locais que colocassem em prática um plano de contingência

O Ministério da Saúde da Colômbia confirmou nesta sexta-feira (6) o primeiro caso de coronavírus no país, uma jovem que está internada em uma clínica em Bogotá. Ela tem 19 anos.

Segundo o Ministério da Saúde e Proteção Social, a adolescente, proveniente de Milão, na Itália, apresentou sintomas e se dirigiu aos serviços de saúde onde as amostras foram recolhidas para a devida análise. “Em vista disso, o Instituto Nacional de Saúde (INS) confirmou os resultados positivos dos testes”, destacou a pasta.

Após a confirmação do primeiro caso, o governo pediu às autoridades regionais e locais que colocassem em prática um plano de contingência para enfrentar o que definiu como “desafio na saúde em todo o mundo”. O Ministério da Saúde confirmou que já concluiu a fase de preparação e ativou a fase de contenção. “O país se prepara há mais de oito semanas para enfrentar a chegada do novo coronavírus”, destacaram os responsáveis pela pasta.

Na última segunda-feira passada, o Executivo havia mudado de moderado para alto o nível de risco de que o SARS-CoV-2 chegasse ao país em vista das infecções mais recentes na Europa e da chegada à América Latina, mas ressaltou que não fecharia fronteiras com nações onde os casos foram confirmados.

* Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.