Conservadores vencem eleições na Grécia, segundo boca de urna
O partido conservador Nova Democracia venceu as eleições antecipadas deste domingo (7) na Grécia, segundo as pesquisas de boca de urna, com 16 pontos de vantagem sobre o governante Syriza.
De acordo com as pesquisas realizadas por vários institutos ao longo da campanha eleitoral, o Nova Democracia teria entre 38% e 42% dos votos, enquanto Syriza obteria entre 26,5% e 30,5%.
Se estes números se confirmarem, o partido de Kyriakos Mitsotakis alcançaria entre 155 e 162 das 300 cadeiras do parlamento nestas primeiras eleições gerais da era pós-resgate na Grécia, enquanto o Syriza ficaria com entre 77 e 82 assentos.
Em terceiro lugar ficaria o partido de centro Kinal, sucessor do histórico Pasok, com entre 6% e 8%, seguido pelos comunistas do KKE, com 5% a 7%.
A surpresa do dia pode ficar por conta dos neonazistas do Amanhecer Dourado, que ficariam de fora do Parlamento se não conseguirem superar a barreira mínima de 3%. As pesquisas dão ao partido entre 2,8% e 4,8% dos votos.
Por enquanto também está no ar se o novo partido de extrema-direita, o Solução Grega, conseguirá ou não obter cadeiras. Segundo as pesquisas, a legenda teria de 2,5% e 4,5%.
Outro partido que teria chances de entrar no parlamento é o esquerdista Mera25, fundado pelo ex-ministro de Finanças Yanis Varoufakis, que oscila entre 3% e 5%.
Com Agência EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.