Coreia do Sul testa lançamento de primeiro foguete de fabricação nacional

Teste foi feito em três etapas, duas foram bem sucedidas e outra falhou; novos lançamentos devem ser realizados no ano de 2022

  • Por Jovem Pan
  • 21/10/2021 11h59
EFE/EPA/YONHAP foguete sendo lançado na coreia do sul Foguete foi lançado em forma de teste nesta quinta-feira

A Coreia do Sul testou nesta quinta-feira, 21, o primeiro lançamento de um foguete produzido em território nacional. O teste foi feito em três etapas diferentes: na primeira, o objeto de 47 metros de comprimento atingiu uma altura de 700 quilômetros; na segunda, ele separou a carga útil com peso de 1,5 tonelada e na terceira (que não foi bem sucedida) ele deveria jogar a carga em órbita. Mesmo com o foguete não conseguindo completar a terceira etapa após atingir a altitude projetada pelo governo, o presidente do país, Moon Jae-in, que estava presente na base de Goheung, local de lançamento, considerou o teste “uma grande realização” que faz com que a Coreia do Norte dê um passo a mais em um plano de lançamento de satélite.

O lançamento do foguete foi feito em uma transmissão ao vivo e, de acordo com engenheiros do Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia, o terceiro estágio do teste falhou porque uma engrenagem entrou em combustão 50 segundos antes do planejado, não conseguindo dar propulsão suficiente para que a carga fosse colocada em órbita. A expectativa é de que um novo lançamento de teste seja feito em maio de 2022 e, caso a projeção seja bem sucedida, o lançamento de um satélite seja concretizado ainda no próximo ano. Mais de 75 toneladas de motores de foguetes são queimadas em cada um dos lançamentos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.