Por prevenção ao coronavírus, Guatemala proíbe entrada de estrangeiros

  • Por Jovem Pan
  • 13/03/2020 12h49
ALLAN CARVALHO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO Pessoas usam máscara de proteção durante viagem A decisão proíbe a entrada de pessoas que estiveram ou transitaram em países com grande presença do vírus

O governo da Guatemala anunciou, nesta quinta-feira (12), o diversas restrições como medidas de prevenção ao surto de coronavírus. Entre elas está a proibição da entrada de pessoas que estiveram ou transitaram em países com grande presença do vírus, como China, Coreia do Sul, Irã e todos os países da Europa, além dos cidadãos de El Salvador.

“Está proibida a entrada de todos os cidadãos europeus. O diretor da Aeronáutica Civil se comunicará com todas as companhias aéreas para indicar que não vamos permitir que nenhum cidadão europeu entre”, afirmou o ministro da Saúde, Hugo Monroy.

Já os passageiros provenientes de México, Honduras, Panamá e Costa Rica, países onde há casos confirmados, serão colocados em quarentena automaticamente.

Um comunicado do governo especifica que, “para o corpo diplomático credenciado na Guatemala, bem como para os cidadãos guatemaltecos que viajam desses países e desejam entrar, eles devem cumprir uma quarentena domiciliar, se não apresentarem sintomas, ou quarentena hospitalar, se for considerado caso suspeito”.

El Salvador
El Salvador foi o primeiro país da América Central a declarar quarentena nacional.  Em comunicado emitido nesta sexta-feira (13), a Direção Geral de Migração de El Salvador pede que as pessoas evitem viajar para o país.

“Todos os salvadorenhos, residentes estrangeiros e diplomatas que entrarem no país serão colocados em quarentena preventiva por 30 dias. Portanto, para os compatriotas que estão no exterior e planejam vir a El Salvador, o mais aconselhável é cancelar ou adiar a viagem para evitar transtornos enquanto a quarentena nacional de 21 dias decretada pelo Presidente Nayib Bukele estiver ativa, devido a pandemia de coronavírus”, diz a nota.

As medidas tomadas pelo governo são: a suspensão de aulas (de todos os tipos, incluindo esportivas) por 21 dias; fica proibida a aglomeração de mais de 500 pessoas, incluindo shows e partidas de futebol; os estrangeiros não podem ingressar no país, apenas diplomatas; fica decretada quarentena obrigatória de 30 dias para todos aqueles que entrarem no território salvadorenho por qualquer meio.

“Assim como outros países tomaram medidas depois de ter casos positivos, decidimos colocar em quarentena o território nacional antes de confirmar os casos”, afirmou o presidente.

Plano de Contingência
Belize, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e República Dominicana firmaram um acordo para formular um plano regional de contingência para o novo coronavírus na América Central. Somente o presidente salvadorenho, Nayib Bukele, não assinou o acordo por razões que não foram explicadas.

Na declaração, intitulada “América Central unida contra o coronavírus”, os governantes pediram aos ministros da Saúde da região um plano de contingência regional destinado a complementar os esforços nacionais de prevenção, contenção e tratamento de Covid-19.

Além disso, as autoridades devem adotar ações para garantir o fornecimento de medicamentos e outros materiais necessários para o tratamento da pandemia. Os ministros da Economia foram orientados a tomarem medidas para garantir a disponibilidade de recursos para o financiamento do plano de contingência.

*Com informações da Agência Brasil.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.