Medicamento usado contra piolhos mostra resultados positivos no combate ao coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 06/04/2020 16h00 - Atualizado em 06/04/2020 16h11
EFE teste coronavirus

Um medicamento usado no tratamento de piolhos pode ser uma opção para combater o novo coronavírus. Testes realizados pela Universidade Monash, na Austrália, mostraram que um componente presente da fórmula do Ivermectina foi capaz de inibir o crescimento do vírus em apenas 48 horas.

Na pesquisa veiculada pela Antiviral Research na última sexta-feira (3), o antiparasitário interrompeu o a propagação do vírus quando testado em culturas de células. “Descobrimos que mesmo uma dose única poderia remover essencialmente todo o RNA viral por 48 horas e que mesmo às 24 horas havia uma redução realmente significativa [desse material]”, contou Kylie Wagstaff, que liderou o estudo.

A substância já foi testada contra outros tipos de vírus, como HIV, dengue, gripe e Zika. Segundo ela, “a Ivermectina é amplamente utilizada e vista como uma droga segura”. “No momento em que estamos, tendo uma pandemia global e sem um tratamento aprovado, se pudermos utilizar um composto que já está disponível em todo o mundo, isso ajudará as pessoas”, completou.

O grupo envolvido nos estudos ressalta que o medicamento ainda está sendo testado, e por isso, não se sabe como ele deve ser utilizado. Os profissionais pedem para que as pessoas não se automediquem ou comprem o produto sem necessidade. “Precisamos descobrir agora se a dosagem que pode ser usada em seres humanos será eficaz”, disse Wagstaff. “Esse é o próximo passo.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.