Covid-19 nos EUA: Prefeito de NY pede paralisação parcial de atividades

Segundo Bill de Blasio, nove distritos da cidade apresentam níveis crescentes de contágio

  • Por Jovem Pan
  • 04/10/2020 22h25 - Atualizado em 04/10/2020 22h43
EFE/Ed Reed/Alcaldía de Nueva York prefeito bill de blasio 'A ciência está guiando nossas decisões na cidade', disse De Blasio

Bill de Blasio, prefeito de Nova York, propôs neste domingo que as atividades não essenciais, incluindo escolas, sejam paralisadas em nove distritos da cidade em que foram detectados novos surtos de contágio do novo coronavírus. De acordo com a solicitação, que foi encaminhada para Andrew Cuomo, governador do estado, a medida valeria para todas as localidades em que o índice de resultados positivos por teste de diagnóstico supere a marca de 3% durante sete dias consecutivos.

No documento, De Blasio pede que a paralisação seja iniciada nesta quarta-feira. O foco está nas atividades essenciais, porém, outras consideradas de “alto risco” também podem ser suspensas em outros 11 distritos. A proposta, que precisará da aprovação de Cuomo para entrar em vigor, ainda fala que restaurantes devem restringir seus serviços a delivery ou o chamado “take away”, quando o cliente retira e leva para casa, para impedir que as pessoas comam dentro dos estabelecimentos. Quanto às escolas, o pedido é para que fechem por ao menos duas semanas.

“Os nova-iorquinos trabalharam muito para combater a Covid-19 e não estamos nos recuperando de qualquer forma. A ciência está guiando nossas decisões na cidade”, garantiu De Blasio, no comunicado enviado ao governador. Segundo dados oficiais, os níveis de contágio estão acima dos 3% há 14 dias nas regiões especificadas por De Blasio – algumas beiram os 8%, índice considerado alarmante.

Cuomo ainda não se manifestou sobre o apelo de De Blasio, mas afirmou que as administrações municipais não fizeram um trabalho efetivo nas regiões que apresentaram surtos nas últimas semanas. Além dos distritos do Brooklyn e do Queens, também foram detectados altos níveis de contágio em Rockland e Orange. “A partir de amanhã, o estado fará um trabalho agressivo”, afirmou o governador. Cuomo também demonstrou preocupação pela escassez de exames para Covid-19 nas escolas, e advertiu que se as autoridades não ampliarem a capacidade de examinar os alunos nessas regiões, o estado decretará a paralisação das aulas.

* Com EFE

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.