Cuba já tem mais de mil casos do coronavírus; 34 óbitos são registrados

  • Por Jovem Pan
  • 20/04/2020 07h45
Bruno Rocha/Estadão Conteúdo Neste momento, 3.037 pessoas estão internadas em centros de saúde sob suspeita de terem sido contagiadas pelo vírus

Cuba já registrou mais de mil casos confirmados do novo coronavírus. Com 49 novos registros do domingo (19), o país contabiliza 1.035 pacientes infectados, segundo o relatório diário do Ministério da Saúde Pública (Minsap).

Até o momento, Cuba teve 34 mortes pela covid-19, sendo duas nas últimas 24 horas de uma mulher de 88 anos e um homem de 81 anos. De acordo com as autoridades, ambos sofriam de problemas anteriores, como diabetes, tromboembolismo pulmonar e insuficiência renal.

Entre os doentes estão nove em estado crítico em hospitais de Havana, Villa Clara e Santiago de Cuba, e outros sete considerados graves, segundo o diretor de epidemiologia do Minsap, Francisco Durán, em reportagem televisiva. Ainda segundo ele, 728 pacientes apresentam uma evolução clínica estável, enquanto 255 tiveram altas.

Neste momento, 3.037 pessoas estão internadas em centros de saúde sob suspeita de terem sido contagiadas pelo vírus e outras 8.134 permanecem sob vigilância clínico-epidemiológica em suas casas.

Testes

Até o momento, foram realizados 26.982 testes de coronavírus em Cuba, 1.673 deles no domingo (19). Cerca de 51% dos testados eram assintomáticos ou pré-sintomáticos. Todas as 51 infecções recém-confirmadas foram em cubanos, sendo que destes, 41 foram contatos de pacientes já registrados.

O especialista do Minsap disse que em Cuba todas as pessoas que morrem de insuficiência respiratória aguda recebem um teste PCR em tempo real para determinar se tinham a covid-19.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.