Pesquisadores encontram droga eficaz no tratamento da Covid-19, aponta estudo
Um grupo de pesquisadores da Inglaterra disse nesta terça-feira (16) ter encontrado evidências da eficácia do uso da droga dexametasona no tratamento da Covid-19.
Considerado um medicamento barato e no mercado há mais de 60 anos, a dexametasona é usada contra inflamações e também no tratamento de doenças como artrite reumatoide, alergias e asma.
Segundo os pesquisadores, 2.104 pacientes com Covid-19 foram tratados com dexametasona e tiveram a recuperação comparada a outros 4.321 que não usaram o medicamento.
Após 28 dias, o tratamento com dexametasona reduziu em 35% a morte de pacientes em estado grave que estavam entubados. Entre os que não precisavam de respiradores, a redução da taxa de óbito foi de 20%.
“O benefício é claro para os pacientes que estão em estado grave o suficiente para requerer o tratamento com respiradores. A dexametasona deve se tornar o tratamento padrão para eles, da Universidade de Oxford, um dos líderes do estudo.
A pesquisa que descobriu a eficácia da dexametasona é a mesma que apontou que a hidroxicloroquina não é útil no tratamento da Covid-19. O estudo ainda não foi publicado na íntegra.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.