Em vídeo, venezuelanos pedem ajuda dos militares: ‘Vocês juraram nos defender’; assista

  • Por Jovem Pan
  • 05/05/2019 12h03
EFE Pessoa segurando uma bandeira da Venezuela escrito em espanhol As gravações foram feitas em meio às manifestações realizadas pelos apoiadores de Guaidó

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, compartilhou um vídeo em suas redes sociais neste fim de semana em que diferentes cidadãos do país aparecem pedindo a ajuda dos militares para destituir o ditador Nicolás Maduro do poder.

“Esse é o desejo de um povo que se mobiliza de forma cívica, pacífica e firme para dizer às Forças Armadas que chegou o momento de se manifestar a favor do fim da usurpação, da transição e das eleições livres”, escreveu o líder oposicionista na legenda.

A peça começa com a pergunta “Qual é sua mensagem às Forças Armadas?” e segue exibindo uma série de depoimentos. “Ajudem-nos, por favor. Vocês são parte dessa solução”, diz uma mulher. “Se a pátria está sendo governada por um usurpador, vocês não podem dar as mãos a ele”, afirma um senhor. “Vocês fizeram um juramento para defender o povo”, lembra uma jovem.

As gravações foram feitas em meio às manifestações realizadas pelos apoiadores de Guaidó nas ruas do país nos últimos dias. Valores como “liberdade”, “democracia” e “felicidade” foram citados pela maioria dos entrevistados.

Durante o fim de semana, a Venezuela seguiu sendo palco de protestos. Desta vez, as manifestações foram convocadas por Guaidó em frente às maiores unidades militares do país. A estratégia da oposição no momento é tentar convencer parte dos agentes a se voltarem contra o regime de Maduro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.