Bolsonaro anuncia ajuda humanitária ao Líbano e convida Temer para chefiar missão
O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou na manhã deste domingo, 9, de uma videoconferência internacional com líderes globais de apoio a Beirute. Em sua fala no evento, Bolsonaro apresentou mais uma vez condolências em nome do Brasil para familiares das vítimas e mais de 5 mil feridos e desabrigados que foram afetados direta e indiretamente pela explosão que aconteceu na última terça-feira, 4. Além disso, o presidente anunciou que convidou o ex-presidente Michel Temer, que é filho de libaneses, para chefiar a missão brasileira no país. “Neste momento difícil, o Brasil não foge à sua responsabilidade”, afirmou Bolsonaro.
Jair Bolsonaro lembrou dos mais de 10 milhões brasileiros com ascendência libanesa que formam uma “comunidade trabalhadora, dinâmica e participativa que contribui de forma inestimável com o Brasil” e ressaltou que “tudo o que afeta o Líbano, nos afeta como se fosse o nosso próprio lar e a própria pátria”. O presidente destacou que vai enviar, nos próximos dias, um avião da FAB com medicamentos e insumos básicos de saúde reunidos pela comunidade libanesa erradicada no Brasil. Além disso, será enviado via marítima 4 mil toneladas de arroz. O governo federal também está acertando o envio de uma equipe técnica para colaborar na perícia da explosão.
[jp-related-posts ids=”956682,956661,956660″]
A videoconferência de apoio a Beirute foi co-organizada pela ONU e pelo presidente da França, Emmanuel Macron. Outros chefes de Estado, como Donald Trump e Michel Aoun, também participaram da reunião. Trump cobrou uma investigação para apurar o que causou a megaexplosão na zona portuária da capital do Líbano. Na terça-feira, logo após o incidente, o presidente dos Estados Unidos disse o desastre parecia ter sido “um ataque”.
*Com informações do Estadão Conteúdo
continue lendo
Mundo
SpaceX coloca Starship em órbita da Terra pela primeira vez; veja vídeo
Megafoguete de mais de 120 metros alcançou a órbita durante o 14º voo de teste e lançou 26 satélites Starlink
- EUA e China fecham acordo para cortar tarifas sobre US$ 60 bilhões em produtos Jovem Pan · há 5 horas
- Irã descarta novas negociações com os EUA após sinalização de Trump Jovem Pan · há 6 horas
- Embaixador dos EUA na ONU critica plano de trégua do Irã AFP · há 22 horas
- Papa critica eutanásia e pede empenho na luta contra agressões sexuais na Igreja AFP · há 22 horas