Espanha ajudará Síria a restaurar monumentos danificados pela guerra

Duas organizações espanholas supervisionarão a recuperação de edifícios em Raqqa, que foi uma das cidades sírias que mais sofreu com as ações do Estado Islâmico

  • Por Jovem Pan
  • 19/10/2020 13h10
REUTERS/Aboud Hamam Pessoas caminham em frente aos destroços de um prédio em Raqqa, na Síria

Organizações da Espanha auxiliarão a Síria a reparar quatro monumentos na cidade Raqqa que foram da danificados pelo Estado Islâmico (EI): as muralhas da cidade, o palácio de Qsar al-Banat, a grande Mesquita de Al-Mansur e a Mesquita Al-Hamidi. Nessa colaboração, o Instituto Milá y Fontanals e o Conselho Superior de Investigações Científicas, ambos espanhóis, supervisionarão de maneira remota as intervenções que estarão sendo feitas na prática por organizações locais sírias. Segundo os cientistas por trás do projeto, essa foi a maneira encontrada para assegurar “uma ação eficaz e segura” e permitir a “formação de profissionais locais”.

Entre junho de 2014 e março de 2019, várias cidades entre a Síria e o Iraque foram ocupadas pelo EI e tiveram o seu patrimônio cultural danificado por combates e bombardeios. Raqqa, que se encontra atualmente em ruínas, foi especialmente castigadas por ter sido a primeira grande cidade síria a ser controlada pelos extremistas e palco de uma batalha de cinco meses de duração entre as Forças Democráticas Sírias e o Estado Islâmico. Na ocasião, milhares de civis foram mortos.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.