Espanha punirá vídeos sexuais feitos com inteligência artificial
Nesta terça-feira (25), o governo da Espanha aceitou a criminalização dos “deepfakes”, vídeos sexuais feitos com inteligência artificial que utilizam o rosto ou o corpo de uma pessoa sem consentimento. De acordo com o ministro da Justiça, Félix Bolaños, esses conteúdos gravemente vexatórios foram tipificados como crimes contra a integridade moral.
A nova medida, adotada após o país registrar vários casos de divulgação de imagens pornográficas de menores de idade geradas por IA, faz parte de um projeto de lei para “proteger crianças e adolescentes no ambiente digital, garantindo seu direito à privacidade, honra e autoimagem”, disse o governo em um comunicado.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Esse projeto de lei, que o governo descreveu como pioneiro na Europa e que agora precisa ser aprovado no Congresso, também prevê considerar o ‘grooming’ – aliciamento de um menor – como uma circunstância agravante em determinados crimes sexuais. Caso a proposta seja aceita, ela também obrigará os fabricantes de dispositivos a incluir sistemas de controle parental que sejam acessíveis, gratuitos e ativados por padrão. A Espanha também deseja que os influenciadores sejam obrigados a utilizar “sistemas de verificação de idade” para seus espectadores ou a “separar o conteúdo que possa incluir cenas de pornografia ou violência gratuita”.
[jp-related-posts ids=”1885347,1883464″]
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório