EUA se arrependerão “em breve” se saírem do acordo nuclear, diz Rohani

  • Por Agência EFE
  • 06/05/2018 10h34
Reprodução/Flickr "Temos planos para cada decisão de Trump. Se os EUA se retirarem do JCPOA, muito em breve terão um arrependimento histórico", afirmou Rohani

O presidente do Irã, Hassan Rohani, advertiu neste domingo (6) aos Estados Unidos que se arrependerão “muito em breve” se saírem do acordo nuclear, assinado em 2015 entre Irã e seis grandes potências, ao mesmo tempo que reiterou sua negativa de negociar um novo pacto.

Temos planos para cada decisão de Trump. Se os EUA se retirarem do JCPOA (sigla em inglês do acordo nuclear), muito em breve terão um arrependimento histórico”, afirmou Rohani em discurso, publicado no site oficial da Presidência.

O líder iraniano ressaltou que seu país não negociará suas “armas defensivas com ninguém e continuará combatendo o terrorismo em qualquer parte da região”.

“Produziremos e armazenaremos mísseis e armas em qualquer medida que for necessário, a ninguém importa a decisão que o povo do Irã tomar (a respeito deste tema)”, asseverou Rohani.

O líder denunciou que os EUA realizaram durante os últimos quatro anos “algumas sabotagens” contra o Irã, mas nunca teve sucesso e desta vez “novamente cometerá um erro”.

“Trump diz continuamente que o JCPOA é a favor do Irã e em detrimento dos Estados Unidos, e que o Irã os enganou, mas isso não é assim, nós não enganamos ninguém”, assegurou Rohani.

O governante iraniano indicou que, “apesar de os americanos não terem cumprido com o seu compromisso em todos os períodos, o Irã tem se mantido fiel às suas obrigações”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.