EUA suspendem restrições de voos saídos do Brasil

Medida vale a partir da próxima segunda-feira; ação para controle da disseminação da Covid-19 foi imposta pelas autoridades norte-americanas em 28 de maio

  • Por Jovem Pan
  • 12/09/2020 17h44 - Atualizado em 14/09/2020 08h11
Rodrigo Mello Nunes/ iStock Medida beneficia Brasil, China, Irã, Reino Unido, Irlanda do Norte e outros 26 países europeus

Os Estados Unidos anunciaram a suspensão da restrição de voos saídos do Brasil e de outros países. O Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) norte-americano informou que a medida valerá a partir desta segunda-feira, 14. Além do Brasil, também foram suspensas as restrições de voos originários da China, menos das regiões de Hong Kong e Macau, Irã, Reino Unido, Irlanda do Norte e outros 26 países europeus.

A restrição de voos saídos do Brasil teve início em 28 de maio. Outros países tiveram a restrição imposta antes. O governo dos EUA informou que está mudando sua estratégia em relação à prevenção da coronavírus e “priorizando outras medidas de saúde pública” para reduzir o risco de transmissões relacionadas a viagens. “Hoje temos um melhor entendimento sobre a transmissão da Covid-19, que indica que sintomas baseados em processos de triagem tem eficácia limitada porque pessoas com Covid-19 podem não ter sintomas ou febre no momento da triagem, ou apenas sintomas leves”, informou a embaixada dos EUA no Brasil.

Dentre as ações a serem adotadas pelos Estados Unidos a partir de agora estão a prestação de informações sobre saúde para passageiros antes, durante e depois do voo; a possibilidade de testagem para reduzir o risco de transmissões do vírus, a ampliação dos treinamentos e informações para parceiros do setor de transporte e portos para garantir o reconhecimento da doença e imediata notificação ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC); recomendações depois da chegada de passageiros para que monitorem a si mesmos e tomem precauções, incluindo ficar em casa por até 14 dias, dentre outras medidas.

*Com Agência Brasil 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.