Fortes chuvas nos Estados Unidos deixam Nova York debaixo d’água, no escuro e paralisam trens
Autoridades informaram que uma pessoa morreu; tempestades criaram ‘condições de risco de vida, devido a inundações repentinas’
As fortes chuvas registradas nos Estados Unidos no domingo, 10, danificou o noroeste do país, provocando inundações e a morte de pelo menos uma pessoa no estado de Nova York, onde se preparavam para novas precipitações. O escritório de emergência do condado de Orange, a noroeste da cidade de Nova York, confirmou hoje a morte de uma mulher em Highland Falls, no vale do Hudson. A governadora Kathy Hochul Hochul disse que a mulher foi arrastada pelas águas junto com seu cachorro, quando tentava sair de casa. “Seu companheiro a viu sendo levada” pela água, disse a governadora à imprensa nesta segunda-feira. Ontem, “inundações históricas” foram registradas nessa área, causando graves danos. Nos estados de Nova York, Nova Jersey, Connecticut, Pensilvânia, Massachusetts e Vermont ainda havia risco de fortes chuvas nesta segunda-feira, 11, que podem causar inundações repentinas com o potencial perigo de vida, alertou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês). As fortes chuvas no estado de Nova York no domingo transformaram ruas em rios, destruíram pontes e danificaram rodovias, o que levou a governadora a declarar estado de emergência em dois condados. Chuvas de até 200 milímetros criaram “condições de risco de vida, devido a inundações repentinas”, explicou Hochul.
Na noite de domingo, mais de 12 mil pessoas ficaram sem energia no estado, mas, nesta segunda, cerca de 3.800 usuários continuavam sem serviço, de acordo com a página poweroutage.us. A atividade da companhia ferroviária Amtrak foi suspensa entre Nova York e a capital do estado, Albany, “devido a condições climáticas difíceis”, a partir da madrugada desta segunda-feira. Hochul disse que a chuva se dirigia para o leste, no sentido do estado de Vermont. A polícia local relatou fortes chuvas em quatro condados, que causaram danos e levaram ao fechamento de estradas. Nesta segunda-feira, houve “enchentes repentinas” e “inundações catastróficas” em partes do estado, cujo governador, Phil Scott, declarou situação de emergência. “Equipes de resgate Swiftwater foram posicionadas em locais estratégicos em todo o estado, caso sejam necessárias para ajudar nas evacuações e resgates de enchentes”, disse o gabinete do governador em um comunicado divulgado no domingo.
As fortes chuvas danificaram e fecharam estradas, deixando as pessoas presas em seus carros e casas. As equipes de socorro estavam operando em vários locais, relataram vários veículos de comunicação locais. O NWS disse ter recebido “vários relatórios” de inundações significativas e de pessoas presas em veículos no condado de Orange. “Vários milímetros adicionais de precipitação são esperados até a manhã de terça-feira, à medida que este sistema se move lentamente para o leste”, e mais inundações repentinas são possíveis, acrescentou a mesma fonte nesta segunda. Os cientistas afirmam que a mudança climática aumenta o risco de chuvas fortes, porque a atmosfera mais quente concentra mais água.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.