Fóssil de 99 milhões de anos mostra ‘instinto materno’ de aranha pré-histórica

Animal foi encontrado em resina de árvore e pode ser evidência mais antiga do mundo envolvendo aracnídeos

  • Por Jovem Pan
  • 17/09/2021 16h09 - Atualizado em 17/09/2021 16h57
Xiangbo Guo, Paul Selden and Dong Ren; Proceedings of the Royal Society B/REPRODUÇÃO imagens de aranhas fossilizadas Material no qual aranhas estavam fossilizadas foi encontrado em Myanmar

Um estudo realizado pelo Departamento de Geologia da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, analisou aquela que pode ser a evidência mais antiga do mundo envolvendo aranhas. Um pedaço fossilizado da resina de uma árvore retirada de Myanmar, na Ásia, datado de 99 milhões de anos atrás, mostra o aracnídeo protegendo com seu próprio corpo os ovos de filhotes de alguns animais recém-nascidos. Em conversa com o jornal Live Science os pesquisadores explicaram que o animal faz parte da família dos Lagonomegopidae, grupo que existiu durante o período cretáceo e hoje está extinto.

Eles contaram que a evidência mostra um senso de “proteção” por parte da mãe-aranha, algo que ainda pode ser encontrado em animais da espécie. A suspeita dos pesquisadores é de que a família estivesse sob uma árvore quando a resina pingou dela e “engoliu” todos. O material fossilizado, que foi analisado com ajuda de equipamentos de raio-X, ficou até mesmo com as teias que envolviam os ovos das aranhas preservadas. Outros pedaços de resina mostraram grupos menores de recém-nascidos próximos à mãe e reforçam a ideia de proteção dos filhos. “Esse é um típico comportamento de uma aranha fêmea, que foi flagrado na hora certa pelo processo de fossilização”, afirmou um dos responsáveis pelo estudo, professor Paul Seden.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.