Governador do Texas confirma 10 mortos e 10 feridos em massacre em escola
O governador do Texas, nos Estados Unidos, o republicano Greg Abbott, informou nesta sexta-feira (18) que o massacre cometido por um atirador em uma escola de ensino médio em Santa Fé, no sudeste do estado, provocou a morte de dez pessoas, a maioria deles estudantes, e deixou outros dez feridos que, neste momento, se encontram hospitalizados.
Na entrevista coletiva, Abbott revelou também que o principal suspeito da tragédia, Dimitris Pagourtzis, de 17 anos e estudante do próprio centro, conseguiu as armas no arsenal que seu pai mantinha na casa da família.
O jovem atacou seus colegas armado com um fuzil de assalto, uma pistola e vários artefatos explosivos, entre os quais havia coquetéis molotov elaborados por ele mesmo.
Segundo as informações obtidas através do telefone celular e do computador pessoal de Pagourtzis, a intenção do suspeito era se suicidar depois de provocar o massacre.
“Temos duas metas, a primeira é resolver esse tema de forma correta e garantir o apoio necessário às vítimas; em segundo lugar, é hora de fazer algo mais do que orar por elas”, detalhou Abbott.
O governador texano anunciou que, na próxima semana, serão iniciadas diferentes mesas de debate para conseguir um pacote de medidas, com o objetivo de evitar que “essas tragédias voltem a se repetir no Texas”.
O governador esclareceu que essas mesas terão a participação de todos os atores da sociedade: desde vítimas nos massacres, estudantes, pais, autoridades políticas, e até defensores das armas com base na Segunda Emenda da Constituição dos EUA, uma lei que permite a posse de armas como medida de defesa pessoal.
“Mais uma vez, o Texas viu o rosto da maldade. É preciso fazer o possível para acabar com isso, para parar com os tiroteios nas escolas, para acabar com a posse de armas por pessoas equivocadas”, acrescentou o senador republicano Ted Cruz.
Em um comunicado divulgado anteriormente, o escritório do governador declarou que as bandeiras do Texas devem ser hasteadas a meio mastro em todo o estado até 22 de maio em sinal de respeito.
Santa Fé, uma cidade de 12 mil habitantes situada 55 quilômetros a sudeste de Houston, viveu hoje o pior massacre dentro de uma escola no país depois do ocorrido em 14 de fevereiro em um centro de ensino médio em Parkland, na Flórida, quando morreram 17 pessoas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.