Governo da Venezuela conversa com oposição, diz embaixador na ONU
O embaixador da Venezuela na Organização das Nações Unidas (ONU), Jorge Valero, confirmou nesta quinta-feira, 16, que o governo está conversando com parte da oposição venezuelana na Noruega. Valero disse que os membros da oposição que fazem parte dessa mesa de negociação são da ala “democrática”, e não daquela apoiada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Existe uma oposição que pode ser classificada como democrática, mas há outra que é composta simplesmente por marionetes do império dos EUA”, disse Valero. “Eu posso confirmar que há conversas, mas não posso entrar em detalhes”.
Valero também provocou o presidente dos Estados Unidos, dizendo que Trump é um “criminoso de guerra”.
A situação na Venezuela se agravou desde os protestos convocados pelo autodeclarado presidente interino do país, Juan Guaidó, no dia 30 de abril. As manifestações duraram dias e houve confrontos entre rebeldes e militares. Cinco pessoas morreram e mais de 120 ficaram feridas.
Nesta quinta-feira, 16, uma ameaça de bomba no prédio administrativo do Parlamento fez com que o edifício fosse fechado por forças de segurança, fato que já havia ocorrido na última terça-feira, 14. Na ocasião, Juan Guaidó disse que Maduro tentou “sequestrar” o Parlamento.
*Com Agência Brasil
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.