Governo de Wuhan volta atrás sobre informação de fim de quarentena na cidade

  • Por Jovem Pan
  • 24/02/2020 12h25
EFE/EPA/NARONG SANGNAK pessoas andando de mascara na china A medida que acabou invalidada permitia que as pessoas poderiam deixar Wuhan se não estivessem em observação ou isolamento

As autoridades de Wuhan, na China, voltaram atrás nesta segunda-feira (24) da medida de acabar com a quarentena impostas aos moradores da cidade, como havia sido anunciado mais cedo através de perfis oficiais em redes sociais.

No Sina Weibo, o equivalente ao Twitter no país, foi postada uma nota pelo governo regional apontando que a quarentena iniciada faz mais de um mês, entre residentes que não estivessem sob observação médica ou em isolamento, seria relaxada.

Minutos depois, no entanto, um segundo comunicado apontou que o primeiro estava “invalidado” — sem que fosse apresentada uma justificativa para a mudança de posicionamento.

De acordo com o jornal chinês Global Times, o primeiro informe foi publicado sem que houvesse aprovação do escritório local de combate à epidemia, por isso foi preciso fazer a correção posterior.

A medida que acabou invalidada permitia que as pessoas poderiam deixar Wuhan se não estivessem em observação ou isolamento, em caso de necessidades por “assuntos urgentes em outras cidades”.

Desde o dia 23 de janeiro, a cidade de Wuhan, que tem 11 milhões de habitantes, está “fechada” sem que haja permissão para entrada ou saída com o tráfego de veículos suspensos — exceto para órgãos de emergência.

Até o momento, a China registrou 2.592 mortes pela Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Além disso, são 77.150 infectados já contabilizados.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.