Greta Thunberg acusa Israel de tentar ‘eliminar’ população da Faixa de Gaza
A ativista sueca Greta Thunberg denunciou nesta segunda-feira (6) que “Israel está tentando eliminar toda uma população”, ao chegar ao aeroporto de Atenas com um grupo de 170 membros da Flotilha Global Sumud que foram deportados por Israel após terem sido detidos quando navegavam em direção à Faixa de Gaza.
“Eu poderia falar por muito tempo sobre os maus-tratos e abusos que sofremos durante nossa prisão, mas essa não é a história”, disse a ativista à imprensa no aeroporto, onde os membros da flotilha foram recebidos por centenas de pessoas com bandeiras palestinas e cartazes contra o “genocídio”.
Greta disse que a comunidade internacional deve se concentrar no fato de que “enquanto Israel intensificava seu genocídio e destruição em massa” para tentar “eliminar uma população inteira”, violou o direito internacional ao impedir que a ajuda humanitária que a flotilha levava entrasse no território palestino onde, segundo ela, “as pessoas estão morrendo de fome”.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel anunciou na rede social Χ (ex-Twitter) nesta segunda-feira que deportou mais “171 provocadores da frota Hamas-Sumud” em voos para Grécia e Eslováquia.
Os deportados são cidadãos de Grécia, Itália, França, Irlanda, Suécia, Polônia, Alemanha, Bulgária, Lituânia, Áustria, Luxemburgo, Finlândia, Dinamarca, Eslováquia, Suíça, Noruega, Reino Unido, Sérvia e Estados Unidos.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
“Nenhum canto do mundo está livre sem uma Palestina livre” e “nenhuma cooperação com o Estado assassino de Israel”, podia-se ler em uma das faixas levantadas pelos manifestantes dentro do aeroporto.
Muitos dos ativistas, incluindo Thunberg, passarão a noite em Atenas, já que não há voos nesta segunda-feira para seus países de origem.
Greta destacou que os Estados têm a obrigação legal de agir para evitar que ocorra um genocídio, o que significa “acabar com a cumplicidade, exercer pressão real e interromper as transferências de armas” para Israel. “Não estamos vendo isso, não estamos vendo o mínimo por parte de nossos governos. Nossos sistemas internacionais estão traindo os palestinos”, enfatizou a ativista, que acrescentou que nunca compreenderá “como os seres humanos podem ser tão maus a ponto de matar deliberadamente de fome milhões de pessoas”.
*Com informações da EFE
Publicado por Nícolas Robert
[jp-related-posts ids=”2064754,2064742″]
continue lendo
Mundo
Governo do Irã reitera que utilizará todos os meios disponíveis contra as sanções dos EUA
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores disse que responsabilidade pelas consequências e desdobramentos recairá inteiramente sobre o governo norte-americano
- Terremoto de magnitude 6,7 atinge sul do Peru Jovem Pan · há 10 horas
- Secretário do Tesouro dos EUA diz que Irã terá as sanções mais duras da história Estadão Conteúdo · há 12 horas
- Número de mortos após terremoto na Colômbia sobe para 319 Estadão Conteúdo · há 13 horas
- Coreia do Norte lança mísseis após Trump afirmar que se reunirá com Kim AFP · há 13 horas