Homem negro paraplégico é arrastado de dentro do carro por policiais nos EUA
Abordagem aconteceu na cidade de Dayton, em Ohio, no fim do mês de setembro
Mais um caso de racismo policial chocou os Estados Unidos nesta semana. A mídia internacional vinculou nesta segunda-feira, 11, um vídeo que mostra um homem negro sendo arrastado de seu carro por policiais enquanto grita: ‘Sou paraplégico’. As imagens foram capturadas por uma bodycam, câmeras acopladas nos uniformes policiais, de um agente em Dayton, em Ohio. A abordagem a Clifford Owensby, de 39 anos, aconteceu em 30 de setembro. A polícia procurava drogas e pediu para que o rapaz saísse do veículo. Ele respondeu que não poderia, pois era paraplégico, e os policiais o puxaram pelos cabelos e braços e o colocaram na rua. De acordo com as autoridades, foram encontrados mais de 22 mil dólares dentro do veículo.
O departamento de polícia de Dayton informou à BBC que está investigando o incidente e a prefeita da cidade, Nan Whaley, descreveu a filmagem como ‘muito preocupante’. Porta-voz da Associação Nacional para o Avanço de Pessoas de Cor, Derrick Foward, lamentou o episódio. “Puxar este homem para fora do carro, pelos cabelos – um paraplégico – é totalmente inaceitável, desumano e coloca luz negativa em nossa grande cidade”, declarou ao Washington Post. Os policiais informaram que Owensby não foi indiciado.
TW: Police violence
Ohio police officers drag a paraplegic Black man out of his car by his arms & hair during a traffic stop.😳
He asks for a supervisor & screams for help, and cops instead pin him down & ridicule him for “making it difficult.” Horrific.pic.twitter.com/UFAps84mfE
— Qasim Rashid, Esq. (@QasimRashid) October 8, 2021
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.