Irã alerta EUA que intervenção militar provocaria uma ‘guerra regional’
O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, alertou neste domingo (1º) que uma intervenção militar dos Estados Unidos provocaria uma “guerra regional”. A declaração foi dada em seu primeiro discurso público desde meados de janeiro. “Os americanos devem saber que, se iniciarem uma guerra, desta vez será uma guerra regional”, disse. “Os iranianos não devem ter medo da retórica de Trump”, acrescentou.
As forças militares dos Estados Unidos bombardearam o Irã em junho do ano passado, durante uma guerra de 12 dias iniciada por Israel.
A fala vem em um momento de aumento tensão entres os dois países e de manifestações antigovernamentais que ele classificou como “golpe de Estado”. “Atacaram a polícia, os centros governamentais, os centros da Guarda Revolucionária, os bancos e as mesquitas, e queimaram o Alcorão (…) Foi como um golpe de Estado e foi reprimido”, disse Khamenei.
Desde o início das ondas de protestos, que provocou milhares de mortes, o presidente americano Donald Trump ameaça ordenar um novo ataque contra a República Islâmica, embora nas últimas horas as nações inimigas tenham optado por um discurso que parece favorecer a via diplomática.
Recentemente, o republicano informou que a frota que se dirige ao Irã é “ainda maior” do que a mobilizada contra a Venezuela, embora tenha deixado em aberto a possibilidade de um acordo com Teerã. “Atualmente, uma grande frota está se dirigindo ao Irã, e é ainda maior do que a que tínhamos perto da Venezuela. Veremos como os acontecimentos se desenrolam. Posso dizer o seguinte: eles querem chegar a um acordo”, afirmou o mandatário quando questionado pela imprensa no Salão Oval da Casa Branca.
Os Estados Unidos e as potências ocidentais suspeitam que o Irã deseja produzir armamento atômico e pressionam Teerã a negociar um acordo sobre seu programa nuclear. Teerã afirma que tem apenas objetivos civis.
O jornal ultraconservador Kayhan apresenta neste domingo a manchete: “Ásia Ocidental, pátria do Irã e cemitério dos Estados Unidos”. A agência de notícias Mehr afirmou que milhares de túmulos em Teerã estão preparados para receber os corpos de soldados americanos em caso de ataque.
[jp-related-posts ids=”2101173,2101154″]
*Com AFP
Assuntos
continue lendo
Mundo
Brasileiro é preso nos EUA por se passar como agente do ICE em local de votação em Miami
Agentes de polícia uniformizados e à paisana foram ao campus quando os primeiros relatos sobre a presença dele começaram a chegar
- EUA cobram Rússia por informações sobre morte em laboratório que pesquisa peste Jovem Pan · há 2 horas
- Nobel de Física é concedido a pesquisador que usou cubo de gelo para captar neutrinos Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Mulher morre em laboratório de pesquisa sobre a peste; quarentena é instaurada Jovem Pan · há 4 horas
- Sheinbaum diz que grupos de direita do governo Trump buscam ‘mudar governo do México’ Europa Press · há 4 horas