Irã repudia apoio de Trump e nega violência contra manifestantes

Para o Teerã, os tweets de Trump em defesa dos manifestantes iranianos são “lágrimas de crocodilo”

  • Por Jovem Pan
  • 13/01/2020 14h31
EFE/EPA/ABEDIN TAHERKENAREH Queda de avião ucraniano não deixou sobreviventes. Irã assumiu que derrubou aeronave por engano

O governo iraniano rejeitou, nesta segunda-feira (13), o apoio demonstrado pelo presidente Donald Trump aos protestos que ocorreram nos últimos dias, sublinhando que o país não esqueceu a morte do general Soleimani e as sanções impostas ao país pelos Estados Unidos. Entretanto, Teerã negou que a polícia esteja respondendo de forma violenta aos protestos que começaram depois que o governo do Irã admitiu culpa no acidente com um avião ucraniano na semana passada.

No último sábado, Teerã admitiu responsabilidade no abate de um avião da Ukrainian International Airlines, depois de vários negando envolvimento no acidente em que morreram 176 pessoas, incluindo cidadãos iranianos, canadenses e ucraniano, entre outros.

O incidente aconteceu na última quarta-feira (8) e as forças armadas iranianas admitiram que tudo se deveu a um “erro humano”, ocorrido horas depois de um ataque perpetrado por Teerã contra bases norte-americanas no Iraque, em resposta à investida norte-americana que matou o general Qassem Soleimani em 3 de janeiro.

Logo no sábado, depois do mea culpa das autoridades iranianas, o país registrou violentos protestos contra o regime, manifestações que se repetiram neste domingo e nesta segunda.

Durante o fim de semana, Trump demonstrou no Twitter o seu apoio aos manifestantes, pedindo ao regime para que não exerça violência sobre quem protesta nas ruas.

“O Governo do Irã deve permitir que os grupos de Direitos Humanos monitorem e relatem os fatos sobre os protestos em curso do povo iraniano. Não pode haver outro massacre de manifestantes pacíficos, nem um apagão da Internet. O mundo está atento”, escreveu o presidente norte-americano no Twitter, em inglês e em farsi.

O presidente americano acrescentou, em outra mensagem dirigida ao “corajoso povo iraniano”, que a “presidência” norte-americana e a Administração “estão do seu lado desde o princípio e vão continuar ao seu lado”. “Acompanhamos de perto os seus protestos e estamos inspirados com a sua coragem”, disse.

Horas depois, o presidente voltava a avisar Teerã: “Líderes do Irão – NÃO MATEM SEUS MANIFESTANTES. Milhares [de pessoas] já foram mortos ou detidos, e o mundo está atento. Mais importante, os Estados Unidos estão atentos. Reponham a a internet e deixem que os jornalistas circularem livremente. Parem de matar o grande povo iraniano!”, escreveu em outro tweet, novamente em inglês e farsi.

Donald Trump referia-se indiretamente aos protestos violentos ocorridos no Irã contra o custo dos combustíveis. Nestas manifestações de novembro de 2019 centenas de pessoas teriam morrido e a internet foi desligada por completo de forma a impedir a divulgação de vídeos e de informações.

Já na manhã desta segunda, o regime iraniano reagiu, através da televisão estatal, às palavras de Trump. Ali Rabiei, porta-voz do governo do Irã, assinalou os iranianos que não esqueceram da morte do general Qassem Soleimani e que os Estados Unidos são responsáveis por grande parte das dificuldades econômicas sentidas pelos iranianos no momento.

Para o porta-voz do governo de Teerã, os tweets de Trump em defesa dos manifestantes iranianos são “lágrimas de crocodilo”.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.