Israel e Emirados Árabes assinam acordo de paz histórico com ajuda de Trump

‘Acordos de Abraão’ tem como objetivo normalizar as relações diplomáticas das duas nações

  • Por Jovem Pan
  • 13/08/2020 17h58 - Atualizado em 14/08/2020 08h15
Pixabay Bandeiras de Israel ao vento Israel e Emirados Árabes Unidos buscam normalização nas relações diplomáticas

Em um pacto que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ajudou a intermediar, Israel e Emirados Árabes Unidos chegaram a um acordo de paz histórico nesta quinta-feira (13) depois de longas discussões. O objetivo é a normalização total das relações diplomáticas entre as duas nações do Oriente Médio. Sob o acordo, Israel concordou em suspender a aplicação de soberania a áreas da Cisjordânia que vinha discutindo anexar. O pacto foi selado em um telefonema  entre Trump, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o xeique Mohammed Bin Zayed, príncipe herdeiro de Abu Dhabi. “Enorme avanço hoje! Acordo de paz histórico entre nossos dois grandes amigos, Israel e os Emirados Árabes Unidos”, escreveu o presidente americano no Twitter. No Salão Oval da Casa Branca, Trump disse que as conversas entre os dois líderes foram tensas em alguns momentos e que acordos semelhantes estão sendo debatidos com outros países da região.

Uma cerimônia de assinatura que contará com delegados de Israel e dos Emirados Árabes Unidos será realizada na Casa Branca nas próximas semanas, acrescentou Trump. “Todos disseram que isto seria impossível. Depois de 49 anos, Israel e os Emirados Árabes Unidos normalizarão totalmente suas relações diplomáticas. Eles compartilham embaixadas e embaixadores e iniciam a cooperação através da fronteira”, completou. O “Acordos de Abraão” é o primeiro do tipo desde que Israel e Jordânia assinaram um tratado de paz em 1994. O pacto também dá um trunfo de política externa a Trump em meio à sua busca pela reeleição no dia 3 de novembro.

Em seu primeiro comentário sobre o acordo, Netanyahu disse no Twitter que se trata de “um dia histórico para o Estado de Israel”. Por sua vez, o príncipe herdeiro de Abu Dhabi afirmou que um acordo foi acertado e que impedirá uma nova anexação israelense de territórios palestinos. “Durante um telefonema com o presidente Trump e o primeiro-ministro Netanyahu, um acordo foi acertado para deter uma nova anexação israelense de territórios palestinos. Os Emirados Árabes Unidos e Israel também acertaram uma cooperação e a criação de um roteiro para o estabelecimento de um relacionamento bilateral”, escreveu Mohammed Bin Zayed em sua conta oficial do Twitter.

Um comunicado conjunto emitido pelas três nações informou que os três líderes “concordaram com a normalização total das relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos”. “Este avanço diplomático histórico fomentará a paz na região do Oriente Médio e é um testemunho da diplomacia e da visão ousadas dos três líderes e da coragem dos Emirados Árabes Unidos e de Israel para traçar um novo caminho que desencadeará o grande potencial da região”, diz o documento.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.