Israel realiza operação por terra na Faixa de Gaza

Rádio controlada pelo Exército classifica ação como ‘relativamente grande’; Netanyahu prometeu uma vitória esmagadora

  • Por Jovem Pan
  • 26/10/2023 05h41 - Atualizado em 26/10/2023 07h21
EFE/EPA/HANNIBAL HANSCHKE israel realizando operação terrestre em gaza (1) Soldados israelenses se preparam para operação terrestre perto da fronteira com Gaza

Israel realizou uma operação por terra na Faixa Gaza nesta quinta-feira, 26, contra o grupo terrorista Hamas. A informação foi divulgada pelas Forças de Defesa do país do Oriente do Médio. De acordo com a agência Reuters, uma rádio controlada por militares classificou a ação como “relativamente grande”. O objetivo foi destruir posições do grupo palestino. Entre os alvos estão células terroristas, infraestruturas e postos de lançamento de mísseis antitanque. Segundo Israel, a operação é uma “preparação para as próximas fases de combate”. Após a ação, os soldados retornaram ao território israelense. Os militares divulgaram um vídeo de tanques atravessando uma cerca e fazendo disparos em Gaza.

Em comunicado a nação dado nesta quarta-feira, 25, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, admitiu que vai ter que dar explicações sobre o ataque do Hamas, realizado no dia 7 de outubro e que desencadeou em uma guerra no Oriente Médio. “As falhas serão examinadas e todos terão de dar respostas, inclusive eu. Mas isso acontecerá mais tarde. Como primeiro-ministro, tenho a responsabilidade de garantir o futuro do país”, declarou o líder conservador em um discurso na televisão, em um momento em que Israel prepara uma possível invasão da Faixa de Gaza. Durante seu pronunciamento, Netanyahu também disse que o exército israelense deve avançar por terra em Gaza. Não há mais detalhes de como e quando isso deve acontecer. Contudo, o premiê alertou que a decisão de quando as forças entrariam no enclave será tomada pelo gabinete de guerra, montando com urgência com a oposição para lidar com a situação. “Na condição de responsável pela guerra, vou induzir para uma vitória esmagadora. Vamos avançar adiante com força e fé.”

A incursão terrestre é prometida por Israel desde o começo da guerra, porém, ainda não foi iniciada. “Estamos atuando para obter as melhores condições para começar a guerra. Quando entrarmos em Gaza, quando começar a guerra, não haverá nada que nos detenha para chegarmos ao objetivo. Nós temos apenas uma coisa para o Hamas, que é o fogo”, declarou Netanyahu. O ministério da Defesa de Israel, informou que serão três fases da guerra e a incursão terrestre faz parte da primeira, assim como o ataque aéreo. O premiê também incentivou que os israelenses andem armados, e pediu aos civis palestinos para saírem do território. “Nós pedimos que a população que não está envolvida em Gaza que saia, deixe o campo para nós”, declarou.

Israel, que mobilizou 360 mil reservistas a se posicionarem em frente à fronteira com Gaza, bombardeia incessantemente o enclave há mais de duas semanas. Segundo o balanço israelense, 1.400 pessoas, em sua grande maioria civis, morreram na incursão realizada pelo Hamas. O movimento, que governa Gaza, aponta, por sua vez, a morte de 6.500 pessoas, incluídas 2.700 crianças, nos bombardeios israelenses.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.