Lula se reúne com Papa Leão XIV no Vaticano e o convida para a COP30

Encontro abordou temas como fé, desigualdade social, combate à fome e meio ambiente; também participaram da audiência os ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira

  • Por Jovem Pan
  • 13/10/2025 08h31 - Atualizado em 13/10/2025 08h38
  • BlueSky
Ricardo Stuckert / PR 13.10.2025 – Audiência com Sua Santidade o Papa Leão XIV Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante audiência com Sua Santidade o Papa Leão XIV. Biblioteca do Palácio Apostólico, Vaticano. Foto: Ricardo Stuckert / PR Presidente Lula durante encontro com o Papa Leão XIV no Vaticano 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja se reuniram nesta segunda-feira (13) com o Papa Leão XIV, no Vaticano. Segundo Lula, o encontro tratou de temas como fé, desigualdade social, combate à fome e meio ambiente. O presidente afirmou ter parabenizado o pontífice pela Exortação Apostólica Dilexi Te, destacando a mensagem do Papa sobre a inseparabilidade entre fé e amor pelos mais pobres. Lula defendeu a criação de um “amplo movimento de indignação contra a desigualdade” e disse considerar o documento uma referência mundial.

Durante a conversa, o chefe do Executivo brasileiro relatou sua proximidade histórica com figuras religiosas como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara e Pedro Casaldáliga, além da influência das Comunidades Eclesiais de Base em sua formação. Lula também mencionou sua participação no encontro da FAO, ressaltando que o Brasil foi retirado novamente do Mapa da Fome e que o país lidera a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Conferência do Clima ‘pela primeira vez no coração da Amazônia’

O presidente convidou o Papa para participar da COP30, que será realizada em 2026, em Belém (PA). O pontífice informou que não poderá comparecer por conta do Jubileu, mas prometeu enviar representantes do Vaticano.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo Lula, o Papa manifestou o desejo de visitar o Brasil “no momento oportuno”. O presidente disse ter lembrado ao pontífice das recentes celebrações de fé no país, como o Círio de Nazaré e o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Acompanharam o presidente na audiência os ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, a senadora Ana Paula Lobato, a presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira.

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.