Mais de 230 embarcações aguardam desbloqueio do Canal de Suez

Uma média de 50 navios costumam passar todos os dias pela via, que é a principal ligação marítima entre a Ásia e a Europa; acidente deve afetar o preço de produtos e commodities como o petróleo

  • Por Jovem Pan
  • 26/03/2021 13h16 - Atualizado em 26/03/2021 18h51
EFE/EPA/MAXAR TECHNOLOGIES Diversas empresas estão trabalhando na tentativa de desencalhar o navio porta-contêineres Evergreen

Três dias após o navio Evergreen encalhar no Canal de Suez, no Egito, 230 embarcações aguardam o desbloqueio de uma das vias navegáveis mais movimentadas do mundo, que concentra 10% de todo o comércio marítimo internacional, para seguirem viagem. O pior congestionamento em anos representa uma interrupção do comércio global: com 193 quilômetros de comprimento e 24 metros de profundidade, a rota representa o trajeto mais rápido entre o Oceano Atlântico e o Oceano Índico, motivo pelo qual uma média de 50 navios passam por ali todos os dias. Um caminho alternativo consiste em contornar o Cabo da Boa Esperança no extremo sul do continente africano, viagem de mais de 9 mil quilômetros que pode acarretar em um atraso de mais duas semanas. Os preços globais do petróleo bruto subiram mais de 6% na quarta-feira, 24, depois que o tráfego pelo canal foi suspenso, mas caíram ligeiramente nesta quinta-feira, 25. O atraso também deve impactar o valor de outros produtos e commodities.

Enquanto isso, as tentativas de liberar o cargueiro de 400 metros de comprimento e 220 mil toneladas continuam nesta sexta-feira, 26, com a colaboração tanto da empresa japonesa Shoei Kisen, proprietária da embarcação encalhada, quanto da multinacional Bernhard Schulte Shipmanagement, gerente da mercadoria transportada. Peter Berdowski, CEO da empresa Boskalis, que também está trabalhando para desencalhar o navio, afirmou nesta quinta-feira, 25, à imprensa holandesa que é impossível libertar a embarcação com sua carga atual a bordo. Por esse motivo, será necessário remover toda água e todo óleo combustível do navio e aguardar a maré alta para movê-lo. Caso isso não funcione, a segunda opção é remover os contêineres e cavar o banco de areia no qual o Evergreen está alojado. Segundo o especialista, o processo pode levar de dias a semanas.

A Autoridade Egípcia do Canal de Suez (SCA) explica que o navio, que viajava da Ásia com destino à Holanda, encalhou devido à uma rajada de vento de 74km/h, que teria feito com que o casco desviasse da hidrovia. Além disso, o vento estava supostamente carregado de areia, fenômeno comum nessa época do ano que pode ter prejudicado a visão da tripulação.