Manifestantes tentam invadir Congresso do Chile; prédio é evacuado

  • Por Jovem Pan
  • 25/10/2019 15h42
EFE/Alberto Valdés Esse é o oitavo dia de protestos no país

Manifestantes tentaram invadir, na tarde desta sexta-feira (25), o Congresso Nacional do Chile, mas foram detidos por Carabineros, a polícia chilena, com bombas de gás lacrimogêneo e jatos de água. O edifício teve que ser evacuado e as atividades suspensas.

Esse é o oitavo dia de protestos no país. Já são 19 mortes registradas, com 2.840 pessoas detidas e 295 feridas por armas de fogo. Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile e atualmente alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, disse que enviará, na próxima segunda (28), uma missão para acompanhar os conflitos e examinar denúncias de violações dos direitos humanos.

Sobre as manifestações

As manifestações começaram na semana passada, com o anúncio do aumento das passagens do metrô. Mesmo depois de o presidente Sebastián Piñera ter voltado atrás e cancelado o aumento, os protestos continuaram. Os manifestantes reclamam do alto custo de vida, dos baixos salários e aposentadorias, e do sistema de saúde e educação.

Piñera anunciou também um pacote de medidas para tentar acalmar os ânimos e conter as manifestações, mas a população argumenta que nenhuma das medidas terá aplicação imediata, além de serem iniciativas que ainda terão de passar pelo Congresso.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.