May vai anunciar que votação do Brexit será adiada, diz imprensa

  • Por Jovem Pan
  • 10/12/2018 12h02 - Atualizado em 10/12/2018 12h03
Agência EFE Theresa May A decisão da primeira-ministra britânica Theresa May May é uma manobra para evitar uma derrota no Parlamento

A primeira-ministra britânica, Theresa May, vai anunciar nesta segunda-feira (10) que será adiada a votação do acordo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. A análise do acordo do chamado Brexit estava marcada para esta terça-feira (11). A informação é da rede de televisão britânica BBC.

Segundo o jornal The Guardian, assim que a decisão do adiamento vazou, o porta-voz da primeira-ministra informou que May deve fazer um discurso ainda hoje, por volta das 13h30 no horário de Brasília (15h30 no horário local), na Câmara dos Deputados do país. Ela será seguida pela líder da Câmara, Andrea Leadsom, que vai confirmar como ficará o rito da votação após a postergação. O acordo tem até o dia 21 de janeiro para ser votado.

May tenta uma manobra para evitar uma derrota no Parlamento. Em novembro, durante a apresentação do plano do Brexit na Câmara dos Deputados, o acordo sofreu críticas inclusive de integrantes do Partido Conservador, do qual a primeira-ministra faz parte.

Além disso, cinco ministros do gabinete de May pediram demissão desde que o acordo foi fechado. A maioria considerou que o texto faz muitas concessões ao bloco.

Mais cedo nesta segunda-feira, o Tribunal de Justiça da União Europeia afirmou que o Reino Unido poderia abandonar de forma unilateral o processo do Brexit. A ideia é considerada menos provável, mas levantada inclusive por integrantes do gabinete de May e pela primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.