Merkel afirma que acordo pós-Brexit não é essencial para União Europeia
O comentário da chanceler foi feito pouco depois do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, dizer que seu país pode prosperar mesmo sem um novo tratado com o bloco econômico
A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, defendeu que não é vital para a União Europeia estabelecer um novo acordo com o Reino Unido após o Brexit. A declaração foi feita nesta segunda-feira, 30, durante uma reunião virtual com outros parlamentares europeus. A chanceler afirmou que espera um “bom final” para a negociação, mas reiterou: “Não necessitamos de um acordo a qualquer preço”. Dessa maneira, Merkel retrucou os recentes comentários do primeiro-ministro Boris Johnson, que afirmou que a probabilidade do tratado acontecer depende mais do interesse da União Europeia, visto que o Reino Unido pode “prosperar poderosamente” mesmo sem um novo acordo.
No dia 31 de dezembro, o governo britânico deixará definitivamente o bloco econômico, restando assim definir como ficará a relação econômica entre ambas as partes. Um novo pacto está sendo negociado atualmente entre a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o representante do Reino Unido, Michael Barnier. Se não houver um acordo, a relação entre o bloco e o país será regida pelas regras tarifárias gerais, menos favoráveis, da Organização Mundial do Comércio (OMC). Barnier viajou a Londres na sexta-feira, 27, para retomar os contatos em uma semana que pode ser decisiva para a definição de um acordo.
*Com informações da EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.