Ministro: relação entre Chile e Brasil deve ‘transcender’ pessoas e governos

  • Por Jovem Pan
  • 05/09/2019 14h37
Marcos Brandão/Senado Federal Teodoro Ribera se reuniu com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre

O ministro das Relações Exteriores do Chile, Teodoro Ribera, defendeu nesta quinta-feira (5) que a relação de seu país com o Brasil “transcenda” as pessoas e os governos. A declaração aparece em meio à tensão sobre as declarações do presidente Jair Bolsonaro em relação à ex-presidente Michelle Bachelet.

O chanceler participou de um encontro com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), onde citou as relações comerciais entre ambos e defendeu a aprovação no Congresso do acordo comercial firmado em 2018.

“Portanto, temos que conseguir que as relações diplomáticas e as relações entre os países transcenda as pessoas, os governos e as épocas”, declarou Ribera, reforçando que os comentários de Bolsonaro são um assunto entre ele e Bachelet.

O Chile é o segundo maior parceiro comercial do Brasil na América Latina, e o comércio brasileiro é o primeiro na balança comercial chilena.

Na quarta (4), o presidente do Chile, Sebastián Piñera, condenou as falas de Bolsonaro sobre a ex-presidente e seu pai, Alberto Bachelet, vítima da ditadura de Augusto Pinochet. “Não compartilho a alusão feita pelo presidente Bolsonaro a uma ex-presidente do Chile e, especialmente, num assunto tão doloroso quanto a morte de seu pai”, disse em pronunciamento no Palácio de La Moneda.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.