Mugabe fará pronunciamento em rede nacional ao Zimbábue

  • Por Agência EFE
  • 19/11/2017 17h32
EFE Também foram expulsos do partido a primeira-dama, Grace Mugabe, e vários dos seus aliados políticos, entre eles vários ministros

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, fará neste domingo um pronunciamento à nação, horas depois de ter sido destituído como líder do seu partido e o primeiro depois que os militares tomaram o controle do país, anunciou a televisão nacional “ZBC”.

As unidades móveis da “ZBC” se encontram na sede da Presidência, onde o chefe de Estado e os altos comandantes das Forças Armadas se reuniram hoje.

Embora não tenha sido anunciado um horário, a mensagem chegará em uma dia marcado pelo ultimato enviado pela União Nacional Africana de Zimbábue-Frente Patriótica (ZANU-PF), partido fundado por Mugabe, para que o presidente renuncie antes de segunda-feira ou então será impulsionada uma moção de censura no Parlamento.

A ZANU-PF o destituiu como número do partido e nomeou no seu lugar o ex-vice-presidente Emmerson Mnangagwa, além de nomear este último como candidato para as eleições presidenciais de 2018.

Também foram expulsos do partido a primeira-dama, Grace Mugabe, e vários dos seus aliados políticos, entre eles vários ministros.

Apesar da tensão política, as ruas do país se mantêm em relativa calma e os zimbabuanos se manifestaram maciçamente neste sábado para pedir a renúncia de Mugabe.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.