Jovem Pan > Notícias > Mundo > Navalny foi envenenado ao beber água em hotel, dizem assessores
Navalny foi envenenado ao beber água em hotel, dizem assessores
O ativista russo passou mal em um voo doméstico em agosto e foi transferido em seguida para Berlim, onde segue internado
Por
Jovem Pan
17/09/2020 10h12 - Atualizado em 17/09/2020 10h12
EFE/EPA/YURI KOCHETKOVLaboratórios da França e da Suécia também confirmaram o envenenamento após testes independentes
O líder da oposição ao governo russo Alexei Navalnyfoi envenenado ao beber uma garrafa d’água no quarto do hotel em que estava hospedado na cidade de Tomsk, na região da Sibéria, e não no aeroporto, como previamente divulgado. A informação foi confirmada por assessores do opositor em publicação no Instagram nesta quinta-feira, 17. O vídeo compartilhado na conta oficial de Navalny mostra seus assessores inspecionando o quarto do hotel cerca de uma hora após terem sido informados de que ele havia passado mal durante o voo. Segundo seus colaboradores, restos da substância neurotóxica com que ele foi envenenado foram encontrados em uma garrafa recuperada do quarto onde ele se hospedou.
O ativista russo passou mal em um voo doméstico em agosto e foi transferido em seguida para Berlim, onde segue internado. Navalny divulgou uma primeira mensagem e uma foto sua na terça-feira, 15, no leito do hospital onde está internado na Alemanha, dizendo estar feliz por poder respirar sem ajuda de aparelhos. Um laboratório militar alemão concluiu em 3 de setembro que o opositor foi envenenado por uma substância da família Novichok, criada na época da União Soviética para fins militares. Laboratórios da França e da Suécia também confirmaram a informação após testes independentes. A Rússia diz que não encontrou evidências de envenenamento. Em conversa telefônica com o presidente da França, Emmanuel Macron, o líder russo, Vladimir Putin, afirmou que as acusações contra o país são “infundadas”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.