Netanyahu diz que ação americana ‘muda a história’ do Oriente Médio e elogia Trump: ‘Primeiro a força, depois a paz’

Premiê israelense destacou que os EUA realizaram o que ‘nenhum outro país no mundo pôde fazer’ ao atacar os centros nucleares do Irã

  • Por da Redação
  • 21/06/2025 23h21
  • BlueSky
Jack Guez/EFE/EPA/Pool Rehovot (Israel), 20/06/2025. — O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, faz um pronunciamento durante visita ao Instituto Weizmann de Ciência, atingido por mísseis iranianos na cidade central de Rehovot, Israel, em 20 de junho de 2025. Irã e Israel trocam ataques desde que Israel lançou mísseis contra o Irã em 13 de junho de 2025. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, faz um pronunciamento durante visita ao Instituto Weizmann de Ciência, atingido por mísseis iranianos

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, elogiou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de bombardear instalações nucleares iranianas neste sábado (21), afirmando que a ação “vai mudar a história”. Em vídeo publicado na rede social X, Netanyahu destacou que os EUA realizaram o que “nenhum outro país no mundo pôde fazer” ao atacar os centros nucleares do Irã com “poder impressionante e justo”.

O premiê afirmou que a operação representa uma virada histórica que pode conduzir o Oriente Médio a um futuro de prosperidade e paz. “Eu, o povo de Israel e as forças da civilização agradecemos ao presidente Trump e aos Estados Unidos. Nós dizemos sempre: paz pela força. Primeiro a força, depois a paz. E hoje, o presidente Trump agiu com muita força”, declarou Netanyahu.

Mais cedo, o presidente Trump anunciou o sucesso da operação militar americana, que atingiu três instalações nucleares iranianas — Fordow, Natanz e Isfahan —, com destaque para o alvo principal, Fordow. Em publicação na plataforma Truth Social, Trump afirmou que “nenhuma outra força armada do mundo poderia ter feito isso” e declarou: “AGORA É TEMPO PARA A PAZ” (em letras maiúsculas, para destacar a frase).

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A ofensiva americana ocorre em meio à escalada do conflito entre Israel e Irã, que já dura mais de uma semana, e marca o envolvimento direto dos Estados Unidos na crise, até então liderada por Israel. O governo iraniano ainda não se manifestou oficialmente sobre os ataques.

Publicada por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.