Noruega considera construção de muro na fronteira com a Rússia

Emilie Enger Mehl, Ministra da Justiça, destacou que essa estrutura poderia servir como um obstáculo e incluiria sensores para monitorar atividades nas proximidades da divisa

  • Por da Redação
  • 30/09/2024 17h00
  • BlueSky
EFE/EPA/YURI KOCHETKOV Moscou (Federação Russa), 19/08/2024.- Pessoas passam por um ponto de ônibus com um cartaz publicitário pedindo o alistamento militar, em frente ao Kremlin em Moscou, Rússia, 19 de agosto de 2024. De acordo com o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia e líder do partido governante Rússia Unida, Dmitry Medvedev, desde o início de 2024, quase 200.000 pessoas assinaram contratos para o serviço militar no exército russo. (Rússia, Ucrânia, Moscou) A única passagem oficial entre os dois países, a estação de fronteira de Storskog, registrou poucas tentativas de travessia ilegal nos últimos anos

A Noruega está avaliando a possibilidade de erguer uma cerca ao longo de sua fronteira de 198 quilômetros com a Rússia, seguindo o exemplo da Finlândia. A ministra da Justiça, Emilie Enger Mehl, destacou que essa estrutura poderia servir como um obstáculo e incluiria sensores para monitorar atividades nas proximidades da divisa. O governo norueguês está considerando diversas estratégias para aumentar a segurança na região, como a ampliação do efetivo de funcionários e a intensificação do monitoramento. A única passagem oficial entre os dois países, a estação de fronteira de Storskog, registrou poucas tentativas de travessia ilegal nos últimos anos.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Se a situação de segurança na região do Ártico se deteriorar, a Noruega está preparada para fechar a fronteira de forma rápida. A Finlândia, que já suspendeu todos os pontos de passagem com a Rússia devido a um aumento no fluxo de migrantes, está em processo de construção de cercas que podem chegar a 200 quilômetros.

Ellen Katrine Hætta, chefe de polícia do condado de Finnmark, manifestou apoio à proposta da cerca na Noruega, que já conta com uma estrutura de 200 metros em Storskog, erguida em 2016 em resposta ao aumento de migrantes. A Noruega, membro da Otan e parte do espaço Schengen da União Europeia, permite a livre circulação de pessoas, o que torna a questão da segurança ainda mais relevante.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Keller

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.