Noruega considera construção de muro na fronteira com a Rússia
Emilie Enger Mehl, Ministra da Justiça, destacou que essa estrutura poderia servir como um obstáculo e incluiria sensores para monitorar atividades nas proximidades da divisa
A Noruega está avaliando a possibilidade de erguer uma cerca ao longo de sua fronteira de 198 quilômetros com a Rússia, seguindo o exemplo da Finlândia. A ministra da Justiça, Emilie Enger Mehl, destacou que essa estrutura poderia servir como um obstáculo e incluiria sensores para monitorar atividades nas proximidades da divisa. O governo norueguês está considerando diversas estratégias para aumentar a segurança na região, como a ampliação do efetivo de funcionários e a intensificação do monitoramento. A única passagem oficial entre os dois países, a estação de fronteira de Storskog, registrou poucas tentativas de travessia ilegal nos últimos anos.
Se a situação de segurança na região do Ártico se deteriorar, a Noruega está preparada para fechar a fronteira de forma rápida. A Finlândia, que já suspendeu todos os pontos de passagem com a Rússia devido a um aumento no fluxo de migrantes, está em processo de construção de cercas que podem chegar a 200 quilômetros.
Ellen Katrine Hætta, chefe de polícia do condado de Finnmark, manifestou apoio à proposta da cerca na Noruega, que já conta com uma estrutura de 200 metros em Storskog, erguida em 2016 em resposta ao aumento de migrantes. A Noruega, membro da Otan e parte do espaço Schengen da União Europeia, permite a livre circulação de pessoas, o que torna a questão da segurança ainda mais relevante.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Keller
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.