Estado de Nova York impõe quarentena em município e aciona Guarda Nacional

Até agora, 108 casos de Covid-19 foram detectados no município de New Rochelle, no condado de Westchester. A medida de quarentena valerá até dia 25 deste mês

  • Por Jovem Pan
  • 10/03/2020 15h51
EFE/José Jácome Coronavírus: 234 casos confirmados da doença no Brasil

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou nesta terça-feira (10) a imposição de uma “área de contenção” de um quilômetro e meio no norte do município de New Rochelle, no condado de Westchester, onde se encontra o maior “foco de infecção do país” do novo coronavírus, para onde já enviou a Guarda Nacional.

“É uma ação dramática, mas é o maior foco do país e é uma questão de vida ou morte”, disse Cuomo em entrevista coletiva, na qual indicou que a medida entrará em vigor em 12 de março e terminará em 25 deste mês.

Durante essas duas semanas, escolas, grandes lojas e locais onde grandes grupos de pessoas podem se reunir serão fechados, detalhou Cuomo, acrescentando que mobilizará a Guarda Nacional para ajudar no trabalho de contenção, limpeza e tratamento do coronavírus. Até agora, 108 casos de Covid-19 foram detectados neste município.

“New Rochelle é o maior desafio sanitário que temos neste momento no estado e precisamos de uma estratégia especial”, afirmou o governador, que em seguida explicou que as tropas da Guarda Nacional estarão encarregadas, entre outras coisas, de ajudar os cidadãos, entregar alimentos e ajudar na desinfecção.

“A limpeza das superfícies (que podem estar contaminadas pelo coronavírus) é muito importante”, analisou. Cuomo também anunciou a instalação de um laboratório de testes na área para evitar que os residentes utilizem o transporte público. New Rochelle fica a menos de 30 minutos de trem de Nova York.

O governador também comemorou o fato de as autoridades federais terem permitido que o centro médico privado Northwell Health realizasse testes automáticos de coronavírus nas suas instalações, o que aumentará muito o número de exames que podem ser realizados diariamente.

O político também informou que o número de casos em todo o estado aumentou nas últimas horas para 173, ou seja, 31 casos a mais do que nesta segunda.

Ao todo, 108 pessoas estão infectadas no condado de Weschester, onde fica Nova Rochelle, outras 36 em Nova York, 19 em Nassau, seis em Rockland, duas em Saratoga e uma nos condados de Suffolk e Ulster.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.