OMS faz apelo a jovens: ‘Telefonem para os seus avós’

  • Por Jovem Pan
  • 02/04/2020 16h39
Leandro Ferreira/Estadão Conteúdo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um apelo nesta quinta-feira para que filhos e netos mantenham contato diário com pais e avós neste momento em que há necessidade de distanciamento social por causa da pandemia do novo coronavírus.

“Quero transmitir uma mensagem aos mais jovens: manter seus avós seguros significa que não podem visitá-los, mas telefonem para eles, falem todos os dias, para que não se sintam sozinhos. A distância física não tem que significar isolamento social”, disse hoje o chefe do Escritório da OMS para a Europa, Hans Klunge.

O médico, responsável pela condução da organização em mais de 50 países, destacou que as famílias precisam ajudar os mais velhos, para que entendam adequadamente as informações sobre o novo coronavírus, inclusive identificando fontes confiáveis sobre o assunto.

Na Europa, segundo dados da OMS, 95% dos infectados pelo novo coronavírus tem mais de 60 anos. A metade do total de casos, por sua vez, tem mais de 80.

Klunge, no entanto, preferiu lançar um alerta para os mais jovens, que se sentem imunes à doença. “Qualquer noção de que a Covid-19 somente afeta pessoas mais velhas é factualmente falsa”, explicou.

O representante da Organização Mundial de Saúde na Europa destacou que cerca de 15% dos casos de moderado a graves, por exemplo, são de pessoas com menos de 50 anos.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.