OMS investiga risco de transmissão do coronavírus pelo ar

  • Por Jovem Pan
  • 07/07/2020 14h17
EFE/ Sebastiao Moreira Pessoas de máscara andando na rua Risco tem sido levantado por cientistas nos últimos dias

A coordenadora da unidade global de prevenção de infecções da Organização Mundial de Saúde (OMS) disse nesta terça-feira (7), em coletiva de imprensa, que a entidade está investigando a possibilidade de transmissão da Covid-19 por gotículas no ar – risco que tem sido levantado por alguns cientistas.

Benedetta Allegranzi lembrou que a OMS já sugere cautela, em vários de seus documentos, com os riscos de transmissão em locais fechados e que a organização tem insistido na importância de medidas como o distanciamento físico. Além disso, ela afirmou que existe um debate sobre a transmissão pelo ar, mas ainda não com evidências sólidas.

Também presente na coletiva, a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, lembrou sobre as etapas do trabalho científico, com produção de estudos depois revisados pelos pares e publicados ou não. Como exemplo, ela lembrou que houve inicialmente uma publicação que relatava sucesso no tratamento com a hidroxicloroquina contra a Covid-19, mas ela depois foi retirada, diante de inconsistências no estudo. Houve outras pesquisas depois disso sobre o medicamento, lembrou. “Há evidência suficiente para mostrar que ela não tem impacto na mortalidade em pacientes hospitalizados”, afirmou Swaminathan.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.