Papa nomeia 1ª mulher não religiosa para chefiar a comunicação do Vaticano
O papa Leão XIV nomeou nesta terça-feira (2) a executiva de mídia mexicana María Montserrat Alvarado para comandar o poderoso departamento de Comunicação do Vaticano, a primeira mulher não religiosa a ocupar um cargo na Cúria romana.
Alvarado, atualmente presidente e diretora de operações do serviço de notícias católico EWTN News, assumirá o cargo em 1º de novembro, informou o Vaticano em um comunicado.
Ela nasceu na Cidade do México e estudou nos Estados Unidos. O Vatican News destacou que sua nomeação como prefeita do Dicastério para a Comunicação “dá continuidade ao caminho de reforma e renovação da Cúria Romana iniciado pelo papa Francisco”, antecessor de Leão XIV.
“Alvarado é a primeira mulher não religiosa a ser nomeada prefeita de um dicastério da Santa Sé”, informou o serviço de notícias do Vaticano.
Também anunciou que Alvarado sucederá Paolo Ruffini, que o papa Francisco nomeou em 2018 como o primeiro prefeito não religioso de um dicastério da Cúria Romana.
O Dicastério para a Comunicação supervisiona os vastos serviços de imprensa, rádio e televisão do Vaticano, que transmitem informações para uma audiência mundial. Também administra a sala de imprensa da Santa Sé.
Em uma declaração reproduzida pelo Vatican News, Alvarado afirmou que recebia a nomeação “com um sincero desejo de servir ao Santo Padre, o Papa, no início de seu pontificado”.
Poucos meses antes de sua morte, em 21 de abril do ano passado, Francisco nomeou duas freiras para cargos-chave no Vaticano e criticou uma “mentalidade chauvinista” dentro da Igreja Católica.
A irmã Raffaella Petrini assumiu o comando da Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano, enquanto a irmã Simona Brambilla foi designada para liderar o departamento que supervisiona as ordens e congregações religiosas católicas do mundo.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Irã diz ter lançado mísseis contra bases dos EUA na Jordânia em retaliação a ataque em Ormuz
O IRGC afirmou mais cedo que o ataque norte-americano resultou na morte e em ferimentos de vários militares e civis iranianos
- Mais de 20 pessoas estão desaparecidas após inundação repentina no Grand Canyon AFP · há 4 horas
- EUA voltam a lançar bombas contra o Irã após um mês sem ataques AFP · há 5 horas
- Navio petroleiro é atingido por projétil no Estreito de Ormuz; não há registro de vítimas Estadão Conteúdo · há 7 horas
- Naufrágio no Chipre deixa oito mortos e 17 desaparecidos AFP · há 8 horas