Polícia identifica autor de facadas contra Salman Rushdie; vídeo mostra momento do ataque

Escritor estava sendo apresentado ao público quando um homem invadiu o palco e começou as agressões

  • Por Jovem Pan
  • 12/08/2022 20h09 - Atualizado em 12/08/2022 20h39
Eduardo Munoz/Reuters Policiais de Nova Jersey montam guarda perto do prédio onde mora o suposto agressor de Salman Rushdie Policiais de Nova Jersey montam guarda perto do prédio onde mora o homem suspeito de ter atacado Salman Rushdie

Morador de Nova Jersey, Hadi Matar, de 24 anos, foi identificado pela polícia de Nova York como suspeito de atacar o escritor Salman Rushdie durante um evento aberto ao público nesta sexta-feira, 12. A informação, divulgada em entrevista coletiva, é da comandante da tropa da polícia estadual, major Eugene J. Staniszewski. Salman Rushdie, escritor que desde 1980 está jurado de morte pelo Irã, foi esfaqueado no pescoço. Ele estava prestes a começar a palestra que estava prevista para acontecer hoje quando um suspeito invadiu o palco da Chautauqua Institution e começou aplicar golpes no autor. O agressor teria esfaqueado Rushdie cerca de 15 vezes. O ataque foi confirmado pelas autoridades locais. “A polícia estadual está investigando um ataque ao autor Salman Rushdie antes de uma palestra na Chautauqua Institution em Chautauqua, NY”, disseram. Segundo eles, o britânico de origem muçulmana sofreu “uma aparente facada no pescoço e foi transportado de helicóptero para um hospital da região”.

De acordo com o agente do escritor, Andrew Wylie, Rushdie passou por uma cirurgia, mas não deu mais detalhes. O agressor foi contido e, segundo as autoridades, levado sob custódia. Até o momento, não foi informado o motivo da agressão. Além do escritor, o moderador da palestra, Henry Reese, também foi atingido e sofreu um pequeno ferimento na cabeça, informou a polícia. As pessoas que estavam no local e presenciaram a invasão foram evacuadas do local. Rushdie tem 75 anos e é jurado de morte pelo Irã desde 1980 por causa de seus escritos. Seu livro “The Satanic Verses” (“Versos Satânicos”) está proibido na região, pois muitos muçulmanos o consideram uma blasfêmia. Uma recompensa de US$ 3 milhões foi oferecida para matá-lo. Em 2012, a quantia aumentou e passou a ser de US$ 3,3 milhões.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.